segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A verdade vos libertará

A esta altura você já deve ter assistido Matrix e deve lembrar daquela cena em que o Morpheus apresenta duas pílulas para o Neo:

(extraído de http://matrix-dialogos.blogspot.com/2007/05/plula-vermelha.html)
Morpheu : Eu imagino que você esteja se sentindo um pouco como a Alice entrando pela toca do coelho.
Neo : Você tem razão.
Morpheu : Eu vejo nos seus olhos. Você tem o olhar de um homem que aceita o que vê porque está esperando acordar. Ironicamente não deixa de ser verdade. Você acredita em destino, Neo?
Neo : Não
Morpheu : Por que não ?
Neo : Não gosto de pensar que não controlo minha vida.
Morpheu : Sei exatamente o que você quer dizer.Vou te contar porque está aqui : Você sabe de algo. Não sabe explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira : há algo errado com o mundo. Você não sabe o que é, mas há. Como um zunido na sua cabeça lhe enlouquecendo. Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?
Neo : Da Matrix ?
Morpheu : Você deseja saber o que ela é?
Neo : Sim.
Morpheu : A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora , nesta sala . Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua TV; Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos... É o mundo que foi colocado diante de seus olhos para que você não visse a verdade.
Neo : Que verdade?
Morpheu : Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não pode sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente. Infelizmente é impossível dizer o que é Matrix. Você tem que ver por si mesmo. Esta é a última chance. Depois não há como voltar.
Morpheu : Se tomar a pílula azul a história acaba e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei o quão fundo vai a toca do coelho.
Morpheu : Lembre-se tudo o que ofereço é a verdade . Nada mais.


Continue lendo para engolir uma pílula vermelha – o País das Maravilhas deploráveis. A pílula azul é fechar a janela deste browser. A vida, assim, continua como ela é. O que ofereço é uma exploração aprofundada dos fatos. A realidade (ou pelo menos o que aqui defendo como realidade) não é muito bacana – é um pesadelo em muitos aspectos. Um remédio muito muito muito amargo. Se você topar encarar esta história, não vai conseguir sair: caminho sem volta.

Neste sentido, pense bem antes de começar a ler os posts. Não há volta.

A beleza da pílula vermelha é o conhecimento da verdade. Assim disse o mestre Martin Luther King Jr.: “Eu acredito que a verdade desarmada e o amor incondicional terão a palavra final na realidade”.

E também foi dito que a mentira precisa ser sustentada, a verdade sustenta-se por si só.

Conhecerás a verdade vos libertará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário