quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Capítulo 1 – Parte 2: Follow the Money (siga para aonde vai a grana e acharás o culpado)

Espero que você tenha já lido e acessado alguns dos vídeos do post anterior, que é crucial. Se não leu, pare agora e clique aqui.

Isto é uma argumentação de certa forma linear e gostaria que os argumentos anteriores fossem ser considerados antes destes. E que não rejeitados pelas suas aparências imediatas mas, eventualmente, pela consistência de suas informações.

O post anterior defendia que as torres do World Trade Center foram implodidas (WTC 1 e 2 explodidas, WTC 7 implodida). As implosões implicam envolvimento direto de setores do governo norte-americano no ataque.

Dias antes do atentado, (6 e 7 de setembro) a bolsa de Chicago registrou movimento recorde nas ações da United Airlines e American Airlines. As movimentações foram em ‘put options’, que são apostas na desvalorização da ação. Quanto mais ela desvalorizar, mais o apostador (acionista) ganha. O movimento foi, segundo as fontes abaixo, 285 vezes acima do normal.

A notícia segundo a CBS.

A notícia pelo San Francisco Chronicle

A notícia pelo The Telegraph

As ações da United Airlines e da American Airlines iriam despencar após o atentado – como aconteceu, em menor grau, com todas as outras companhias aéreas.

Como o especulador acertou até a companhia aérea que mais iria desvalorizar?? Como acertou qual vôo seria o sequestrado?




O mais curioso é que houve variações anômalas não só especificamente nestas duas companhias como também na venda e compra de ações em outras empresas diretamente afetadas pelo ataque como no caso da empresa de resseguro Munich Re e a militar Raytheon, produtora dos mísseis Patriot e Tomahawk. Fonte: Bloomberg [em cache]

Mas quem iria prever que iria acontecer um atentado? Alguma explicação alternativa para as operações incomuns e a sorte descomunal do especulador?




Se de fato houve conhecimento prévio do ataque, como indica o movimento da bolsa, alguém tinha um bom grau de certeza sobre o atentado terrorista, suficiente para apostar muito do próprio dinheiro. Sabia que pessoas inocentes iriam morrer. Sabia da data aproximada do atentado e de quais aviões seriam seqüestrados.

Extras:

Vídeo (amador) detalhando os personagens e instituições envolvidas


Outro video (amador) esquematizando o caso das put options no 11 de setembro


Professor of Economics Paul Zarembka repassando seu livro "A História Secreta do 11 de Setembro". Ele é editor e responsável pelo capítulo dos put options (ações).


Mais informações sobre o caso do insider trading, em um site que analisa os eventos de 11 de setembro. [911 research]

2 comentários:

  1. Fala Rupak,

    Adoro esses assuntos intrigantes, apesar de alguns acharem fantasioso.

    As pessoas gostam de falar que o Bush é o grande responsável etc etc, mas será só ele?

    Agora o Obama vence
    As Bolsas no mundo despencam

    Algo podre no reino da Dinamarca. Ou Suiça? Ou Arábia Saudita?

    Eu realmente não acredito que o povo americano elegeu um presidente negro, ele foi eleito sim, por quem eu não sei, mas não foi pelo povo.

    Abs

    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Fala Anderson
    Você tem toda a razão - esta conspiração não tem partidos nem fronteiras
    Tudo é uma farsa
    O Bush é ridicularizado por design
    O Obama é feito de messias por design
    Logo ele estará "salvando o mundo" de problemas imaginários
    É uma valsa imoral para tirar nossas liberdades.
    Abraço!

    ResponderExcluir